Na última sexta-feira, a convite da equipe Dias de Livina, fomos passar um dia no QRX 2009, em Interalagos. Nossa condução, foi o Livina do Cris Dias, que nos deixou dar um voltinha com o lançamento da Nissan pelas ruas de São Paulo. Exceto por este passeio, não realizei nenhum test-drive oferecido no evento, pois custavam desde R$90,00 para dirigiar um Kia Picanto até R$600,00 para dar duas voltas no banco do carona de uma Ferrari, o que desmotivou bastante. Afinal eram muitos modelos que davam vontade de experimentar. Mas outras coisas do QRX chamaram bastante a nossa atenção.
A direção elétrica do Livina é realmente um grande diferencial: ao mesmo tempo que é muito leve (muito mesmo), não deixa o motorista perder o tato sobre todo o carro, transmitindo sutilmente as oscilações e inclinações da pista ou da rua. Freios e câmbio mecânico extremamente precisos e motor muito silencioso. No trecho que dirigi o Livina, estávamos entre 5 blogueiros no carro e o trânsito estava intenso. Talvez por isso, não pude perceber toda a potência que o motor 1.6 oferece.
Ainda no QRX, outro modelo que chamou a atenção foi o indiano Reva i, que estava exposto na versão standard. O carrinho elétrico de 2 lugares (+ 2 crianças), tem o motor de 13 kW acoplado diretamente no diferencial, sobre o eixo traseiro e autonomia de até 8o km, podendo atingir incríveis 80 km/h. A recarga das baterias que ficam sob os bancos dianteiros pode ser feita em uma tomada comum residencial e leva de 3h (80% de carga) a 8 horas (carga completa). Infelizmente, o perfil do consumidor brasileiro ainda prioriza o preço, mesmo que a relação feita seja custo/km rodado ou custo/conforto.
A versão básica do indiano Reva custa cerca de US$ 37 mil, posto no Brasil. Por este preço, é possível adquirir um sedan de luxo ou uma SUV (zero km) por aqui.
Fonte: Motor S/A
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