sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como fazer Baliza


Fazer baliza é a pior parte do exame do Detran, fala a verdade! Aqui estão algumas dicas para se fazer uma baliza perfeita que eu colhi da net:

Existem Duas formas básicas de fazer baliza, ensinadas nas auto-escolas.

Primeira forma - Conhecida como “dois movimentos”

1. Pare o carro ao lado do estacionado à frente da vaga;

2. Ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia [meio-fio] da calçada e evitar raspar a roda);

1. Certifique-se de não há nenhum veículo ou pessoa atrapalhando a manobra;

2. Vire completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);

3. engate a marcha a ré;

4. movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20cm da guia;

5. Gire completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;

6. movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;

7. caso necessário, engate a 1a. marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.

Segunda forma - conhecida como “três movimentos”

1. Pare o carro ao lado do estacionado à frente da vaga;

2. ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia da calçada e evitar raspar a roda);

3. certifique-se de não há nenhum veículo ou pessoa atrapalhando a manobra;

4. Gire completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);

5. engate a marcha a ré;

6. movimente o carro até que a traseira esteja à aproximadamente 30 graus da calçada, isso normalmente acontece quando a traseira do carro começou a “entrar” na vaga;

7. “endireite” o volante, ou seja, coloque-o na posição de movimentar-se em linha reta

8. movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20cm da guia;

9. Gire completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;

10. movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;

11. caso necessário, engate a 1a. marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.

Dicas e truques

* O sucesso da baliza só se dá quando encontra-se a posição correta de parar o veículo ao lado do à frente da vaga. Isso deve ser descoberto com um pouco de treino.

* A 1a. forma facilita a manobra, porém a 2a. forma encaixa-se um pouco melhor quando existe pouco espaço disponível na rua, pois ela “joga” menos a frente do carro.

* Sempre certifique-se que existe espaço para o seu veículo. Aproveite o momento em que está passando ao lado da vaga para comparar o tamanho do seu veículo com o espaço disponível. Lembre-se que não basta ele caber, ele precisa de pelo menos 30% do seu tamanho a mais para realizar os movimentos com segurança.

* Cuidado com motos estacionadas, elas entram no ponto cego do retrovisor durante a manobra.

* Cuidado ao manobrar veículos do tipo sedan cuja traseira pode ficar oculta pelo retrovisor.

* Faça os movimentos com calma, sempre verificando os três retrovisores à procura de pedestres, veículos em movimento, animais, obstáculos e evitando danificar os veículos estacionados.

* Se você tem engate, treine muito para evitar que seu engate báta no pára-choque do carro de trás. Pense: se fosse o seu carro, você não iria gostar.

* Caso o “flanelinha” (que normalmente nem sabe dirigir) esteja te atrapalhando, peça que ele se distancie, e diga para ele ficar sossegado pois o “real” dele está garantido já.

* Não tenha vergonha, treine muito, só assim você poderá fazer baliza com facilidade e precisão.

Outra Versão de Dica:

Primeiro tem que ver o carro que você está fazendo.

1º - NUNCA ESQUEÇA DA SETA PARA ENTRAR!!! Tente alinhar o carro a uns 30 centímetros de distância dos pauzinhos da baliza, o que daria umas Duas palmas da mão.

2º - Depois disso vem o 1º ponto…você vai olhar para trás, para o seu lado direito em direção ao pauzinho da baliza mais próxima. Esta terá q estar no meio do vidro lateral do banco de passageiros de trás (lembre-se, seu lado direito).

3º Quando você ver esse 1º ponto automaticamente pare o carro e gire o volante Duas vezes para a sua direita (eu acho mais fácil ao invés de direita, lado do passageiro…rss);

4º Feito isso vamos para o 2º ponto: com a ré você vai trazendo o carro pra trás (dica: utilize apenas o ponto da embreagem, aquele onde o carro começa a tremer com o freio…fica super fácil e sai andando só com a embreagem)e agora vai prestar atenção no seu retrovisor que fica acima da sua cabeça: você vai reparar que o pauzinho da baliza lááá de trás vai estar aparecendo em uma ponta do espelho…você irá andar com o carro até o pauzinho chegar na outra ponta desse espelho, isso tdo com a ré;

5º Lembre-se que nessa hora pode ser q a seta já tenha apagado, então COLOCA ELA DE NOVO!

6º O pauzinho da baliza de trás já está no outro canto do espelho, agora é hora de virar o volante mais Duas vezes para o lado do motorista (esquerda);

7º Feito isso, vamos para o 3º ponto: Você vai dando a ré devagar e vai observar quando o primeiro pauzinho da baliza for chegando perto do retrovisor do passageiro (retrovisor direito). Quando o pauzinho da baliza estiver no meio desse retrovisor você pára e vai dar mais Duas voltas no volante para o seu lado esquerdo (lado do motorista).

8º agora é só ir com calma e tentar alinhar o carro…

9º Para sair, lembre-se SETA e como o volante já vai estar todo virado nem precisa mexer, só colocar em primeira q ele vai saindo de vagar…quando você ver que o retrovisor do passageiro está na sua direção vai virando o carro para a direita (lado do passageiro) e acertando ele.

10º Como escrevi muita coisa aí vai um resumo:

-Seta para direita

-Alinhar o carro em 30 centímetros distante da baliza

-Verificar o primeiro ponto (primeira baliza tem que estar alinhada no meio do vidro de trás direito do banco do passageiro);

-Dar Duas viradas para a direita no volante;

-Ré e verificar o 2º ponto (no retrovisor de cima a baliza que está em uma ponta tem q chegar à outra ponta do espelho);

-Duas voltas para a esquerda no volante e verificar se a seta desligou e ligá-la novamente;

-Ainda na ré o 3º ponto (o pauzinho da primeira baliza tem q estar alinhado no meio do retrovisor do passageiro, lado direito);

-Dar mais Duas voltas para o lado esquerdo, do motorista.

-Alinhar o carro.

- Para sair, SETA, não mexer no volante e colocar em primeira.

- Sair devagar e quando ver o retrovisor do passageiro na sua direção ir voltando o volante e alinhando o carro.

Parece muita coisa mas não é não. É só treinar que você consegue!!!!!

Segue video Tutorial




2 comentários:

  1. cara parece muito fácil mesmo , mas o meu instrutor me ensinou de maneira diferente , tenho que observar mais pontos no meu veículo.mas vou experimentar fazer dessa maneira.

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  2. adorei s instruções desse professor ele da detalhes no qual eu ainda não havia entendido

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