sábado, 28 de maio de 2011

Avaliação Passat 2012


Passat. Da primeira geração até hoje, o primeiro carro da Volkswagen com motor refrigerado à água vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo mundo.

Em sua sétima geração, o Passat – sempre junto da eterna companheira Variant – traz a nova identificação visual da Volkswagen e muita tecnologia agregada para disputar o concorrido segmento de sedãs Premium, onde alemãs e coreanas andam se destacando.

Além de conforto e sofisticação, o Passat traz também um desempenho superior ao modelo anterior, embora tenha o mesmo motor 2.0 TSI. A VW conseguiu extrair mais 11 cavalos desse conhecido bloco de quatro cilindros.

Como já falamos anteriormente, depois testar o Touareg V8 2012 – que vai deixar saudades – nos colocamos ao volante do Passat 2012. O modelo tem bom acesso ao interior, especialmente acomodando bem o corpo de um motorista alto.

Tecnologia

As regulagens elétricas do encosto e lombar do banco do motorista com memória garantem sempre a melhor posição, junto com a regulagem mecânica de altura e da coluna de direção.

Poderiam ser os dois bancos totalmente elétricos. Já o espaço para as pernas é bom, tanto na frente quanto atrás, onde com um motorista de estatura média é possível até cruzar as pernas.

Com posicionamento dos bancos baixo, o quinto passageiro se acomoda razoavelmente devido ao túnel central e encosto do banco, voltado para atender apenas aos outros ocupantes. Mesmo assim, a altura traseira permite andar ali sem raspar a cabeça no acabamento superior.

Os bancos em couro ‘Nappa’ são bastante confortáveis e não cansam em viagem, segurando bem o corpo em curvas mais acentuadas. Para quem dirige, o volante multifuncional é uma praticidade a mais, garantindo maior atenção à estrada.

Os instrumentos possuem fácil leitura e o velocímetro, tal como no Touareg 2012 engana bastante quando pousamos a vista rapidamente. Parece sempre que estamos mais rápidos do que deveria. Esse conjunto também é um show a parte.

Entre os dois grandes instrumentos circulares, existe uma tela digital com várias informações dos sistemas disponíveis no carro. O ACC, por exemplo, pode ser regulado mesmo estando dirigindo. Assim, podemos estabelecer a melhor distância de segurança em relação ao veículo à frente.

No console, uma central multimídia com tela de LCD sensível ao toque domina o conjunto, trazendo várias informações úteis e de entretenimento, tudo ao simples toque na tela. Toda essa tecnologia começa ao iniciar a partida e destravar o freio de estacionamento, que é elétrico. O sistema de áudio possui capacidade para seis discos.

Andando

O câmbio DSG com seis marchas deixa o motorista a vontade, podendo optar por mudanças automáticas ou manuais através de borboletas atrás do volante. A resposta nas mudanças é imediata, com os 211 cavalos do 2.0 TSI fazendo o ponteiro do conta-giros subir com rapidez.

Tanto em aceleração como eu retomadas, o Passat 2012 garante ao motorista a rapidez necessária para se obter o menor tempo possível nas mudanças de velocidade. A suspensão e as rodas aro 17 com pneus 235/45 R17 igualmente trabalham bem para manter o sedã de 4,76 metros no solo de forma equilibrada e segura.

Aliás, segurança foi um dos pontos principais focados pela Volkswagen no desenvolvimento do Passat 2012. Além da segurança, a praticidade também foi explorada na linha 2012 do modelo, tendo a Variant um sistema de abertura e fechamento da tampa traseira, tal como no Touareg 2012.

Há ainda o Park Assist II, que faz o veículo entrar em vagas como de edifícios ou shoppings, por exemplo. Bom, mas de volta a estrada. O Passat 2012 garante bastante conforto e segurança, sem deixar de lado um desempenho mais esportivo, garantindo alguma diversão ao motorista.

Teto solar com células fotoelétricas, ar condicionado automático com duas zonas de temperatura e difusores na parte traseira garantem um ótimo ambiente interno, aumentando o conforto dos ocupantes.

Quanto custa tudo isso?

O Passat 2012 vai encontrar bons concorrentes no mercado nacional, mas quem não quer escolher e prefere partir direto para o sedã alemão, então terá que desembolsar R$106.700. Caso sua família seja maior e precisa de mais espaço em viagens ou no dia a dia, melhor então a clássica Variant 2012 por R$113.130.

Mas estes valores são apenas das versões básicas. Bom, de básico já chegam os muitos modelos oferecidos sem os mínimos itens necessários. Então, para rechear essa dupla da VW, o consumidor terá de gastar mais um pouco.

Fonte: Noticias Automotivas

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